Você está no último ano da faculdade, entregando seu TCC e só pensa na tão sonhada formatura. Afinal, esse momento é seu e você precisa comemorar anos e anos de muito esforço para conseguir chegar até ali. Mas como no meio de tanta coisa, organizar a sua formatura para que ela seja inesquecível?
Bem esses anos de experiência em documentar esse momento tão especial, me fez perceber detalhes que podem ajudar - e muito -, você ter a sua comemoração sem problemas com dicas bem simples:
1. Defina o orçamento
Essa parte é muito importante e vai definir em todas as escolhas que vierem a seguir: local, cardápio, bebidas, etc. Assim que você decidir fazer uma comemoração, coloque no papel quanto você pode gastar, assim, você já irá atrás dos itens que cabe no seu orçamento e não vai se decepcionar depois.
2. Tenha em mente o número de convidados
Sabendo qual é o seu orçamento, você pode definir o número de convidados, isso vai impactar em todos os detalhes a seguir também, como local, estilo de buffet, bebida, decoração, e por aí vai. Então lembre-se, decida o número de convidados antes de todo o resto.
3. Reserve o quanto antes o local para sua comemoração
Não importa se você vai fazer apenas uma janta ou fazer aquela festança, busque se antecipar na escolha e reserva do local. Pense são várias pessoas que se formam no mesmo dia, e a procura por casas de festas e restaurantes vai ser muito grande, então, quando você souber a data da cerimônia - que geralmente acontece entre 8 e 12 meses antes -, já analise os locais disponíveis e reserve o que mais se enquadrar nas suas expectativas.
4. Procure um cerimonialista
O cerimonialista ou assessoria de evento, é quem vai ajudá-lo a fazer a sua festa acontecer. Minha dica é ir em busca de um profissional qualificado para organizar seu evento. Busque referências desse profissional com outros profissionais do ramo, como seu fotógrafo, que terá bagagem suficiente para te indicar pessoas realmente boas. Afinal, esse será a sua grande conquista individual, você não pode correr o risco de algo dar errado.
5. Decore sua festa com a sua cara
Depois que você definiu o orçamento e local, é momento de decidir como será a sua decoração. Essa deve estar muito alinhada com o seu estilo. Não faça nada pensando em agradar os outros, esse é o seu dia, e você que deve ser a pessoas mais contente com o ambiente.
6. Busque fornecedores confiáveis
Além do fornecedor de decoração, você precisa estar muito atento à outros detalhes: buffet, iluminação, banda ou DJ e quem irá registrar esse momento. Busque referências, peça portfólio. Procure não fechar nada por e-mail ou telefone, o contato pessoal é muito importante nesse momento, e você não corre o risco de ser passado para trás. Garantindo fornecedores qualificados, você garante que seu dia será perfeito e inesquecível. Nunca esqueça do "barato que sai caro", então, quando for muito barato, desconfie.
7. Escolha a dedo quem irá registrar esse momento
Além de buscar com antecedência esse profissional, procure conhecer o trabalho dele. Afinal, as fotos são o que irá fazer você lembrar para sempre desse momento. E lembre-se bons profissionais tem sempre agenda cheia, não deixe jamais para o último momento.
8. Atenção aos detalhes
Com a ajuda dos fornecedores escolhidos, comece a definir os detalhes: qual tipo de buffet você vai optar, quais bebidas, como será a iluminação do local, disposição das mesas, como vai ser sua entrada, vai ter brinde? Não parece, mas são muitos detalhes que você precisa ter definido com uma certa antecipação para que o cerimonial da festa esteja de acordo com a sua expectativa.
Dica bônus: no dia, divirta-se!
Todas essas dicas são essenciais para que no dia, você não tenha que se preocupar com nada e aproveite da melhor forma possível a sua festa.Afinal de contas, esse momento costumam acontecer uma vez só na vida, você não vai querer se preocupar se mesas estão disposta como você esperava, não é mesmo?
Obrigado por chegar até aqui e até a próxima! :)